Palestra sobre o Novembro Azul é realizada em Canavieiras
A Secretaria municipal da Saúde de Canavieiras está enfatizando a necessidade de conscientização para que os homens realizem, periodicamente, exames preventivos as doenças consideradas masculinas, a exemplo do câncer de próstata. Nesta segunda-feira (25), as enfermeiras Leila Rocha e Nirian Santana promoveram palestra na Loja Maçônica União e Caridade, demonstrando as vantagens da prevenção contra o câncer de próstata, a diabetes e a hipertensão.
Durante a apresentação, as enfermeiras apresentaram todos os fatores de risco e a necessidade da realização de um check-up semestral, principalmente para os que passaram dos 50 anos. Apesar de saber os riscos e a gravidade da doença, os homens se sentem constrangidos em realizar os exames, notadamente o toque retal, forma mais simples e eficaz no diagnóstico da doença.
Segundo a enfermeira Leila Rocha, os sintomas do aparecimento do câncer de próstata são facilmente identificáveis, geralmente através da dificuldade de urinar (um dos sintomas). “Nesses casos, o homem deve procurar o médico urologista para que realize um estudo mais aprofundado da situação, recomendando o tipo de exame e o tratamento adequado”, informou.
Para as técnicas da Secretaria da Saúde, o constrangimento é o principal fator do aumento do índice de acometimento da doença, segundo os dados obtidos pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, apenas 2% dos homens fazem os exames preventivos, o que evitaria o agravamento do câncer de próstata, que poderia ser tratado sem métodos invasivos.
Diabetes e hipertensão - A diabetes e hipertensão também mereceram destaque na palestra dada pelas enfermeiras, especialmente por acometer grande parte da população, entre as quais a de Canavieiras, que possui um índice considerado bastante alto. A alimentação industrializada é uma das causas que contribuem para o aparecimento da doença, a questão emocional também é considerado outro fator determinante. Após a palestra foi aberta uma rodada de perguntas sobre a prevenção e a convivência com essas doenças.